sexta-feira, 23 de março de 2012

Churrasco Com Amigos


Quer organizar uma churrascada para os amigos mas não sabe por onde começar?


A primeira coisa a se fazer quando se organiza qualquer tipo de comemoração grande é confirmar o número de convidados que vão comparecer ao evento. Pois só assim você saberá a quantidade de comida e bebida que deve comprar. Por isso faça o convite com certa antecedência, assim todos terão tempo de confirmar a presença cedo.
O convite pode ser boca-boca, por e-mail ou por mensagens no celular, já que churrasco costuma ser um encontro mais informal. Porém se preferir pode mandar fazer os convites.
Você precisa ir ao local que planeja fazer o churrasco e pensar como vai distribuir as mesas. Se você contratar garçons para servir, precisa deixar um espaço para eles circularem em volta dos convidados. Não esqueça de deixar uma mesa de apoio para o assador. Se você ou algum amigo for assar o churrasco, separe os utensílios que vai usar, como avental, facas, espetos e etc e deixe tudo à mão.
Você também pode montar uma mesa para as saladas. Faça tipo um bufê. Lembrando que a salada de maionese sempre faz muito sucesso!
Se você for fazer o churrasco em uma casa de eventos, é provável que eles tenham as louças e as toalhas de mesa que você vai utilizar. Caso contrário você mesmo vai ter que providenciar, uma alternativa é alugar. Geralmente em churrascos não fica feio você usar pratos e copos descartáveis, pense nisso, pois é uma possibilidade muito prática.
A possibilidade de fazer o churrasco em um sítio ou em galpão é legal, pois deixa a comemoração bem a carater.
Para animar os convidados que tal uma música tradicionalista? Contratar um grupo de música gaúcha pode ser bem divertido e pode até render um baile no final da comilança. 














Como calcular a quantidade de carne necessária para um churrasco?

Calcule 400 g por pessoa (no caso de adultos), é a conta certa para nunca faltar. Mas esse cálculo depende muito do que pensa servir. Quando é a carne com foco especial, esse cálculo funciona bem. Se porém houver um bufê de saladas, as pessoas terão menos apetite para as carnes.
Sendo mais prático, se você fizer, por exemplo, lingüiça fresca, costela de porco e uma carne de boi, a conta por pessoa será a seguinte: 100 g de lingüiça, 200 g de costela de porco (seria 100 g, mas, como metade é osso, calcule o dobro) e 200 g de picanha (por exemplo). Total: 400 g entre lingüiça e outra carne.

Acompanhamentos para churrasco

Vinagrete

O vinagrete à brasileira é versátil nas mesas de churrasco: acompanha a carne, funciona como molho para a salada, combina com a lingüiça bem assada e até serve como recheio do pãozinho francês.

Farofa

Aposte em uma farofa simples, com manteiga e cebola, por exemplo.

Saladas

Oferecer três tipos de salada é suficiente para um churrasco de médio porte. Não deixe faltar: um mix de folhas verdes; uma receita com carboidrato, como uma salada com batata, arroz ou massa; e uma terceira versão mais transada, combinando legumes crus ou cozidos, folhas, tomate, enfim, o que sua imaginação sugerir. Pode-se também organizar uma mesa bufê de saladas simples, tipo agrião, cenoura ralada, alfaces, rabanetes, etc, com molheiras e molhos diversos.

Pratos quentes

Dependendo do horário e do público alvo, principalmente se houver muitas crianças, é aconselhável incluir arroz, feijão, banana frita, e variações a seu gosto: arroz de carreteiro, pastelzinho, mandioca frita, polenta, até macarrão ao sugo. Tudo vai depender da estrutura que será colocada à disposição.


Numero de Convidados20 pessoas50 pessoas
Carne6 kg15 kg
Lingüiça2 kg5 kg
Cerveja60 latas150 latas
Refrigerante10 litros25 litros
Pão60 unidades150 unidades
Farofa Temperada2 kg5 kg
Guardanapo de papel2 pacotes4 pacotes
Guardanapo de papel2 unidades6 unidades
Garfo25 unidades55 unidades
Faca25 unidades55 unidades
Prato25 unidades55 unidades
Copo de Plástico80 unidades100 unidades
Sal Grosso300 g700 g

Para a Caipirinha

Número de Convidados20 pessoas50 pessoas
Limão10 unidades25 unidades
Pinga1 litro2,5 litros
Açúcar200 g500 g

Para o Churrasqueiro

Número de Convidados20 pessoas50 pessoas
Carvão1 saco3 sacos
Facas3 unidades6 unidades
Garfos3 unidades6 unidades
Pratos3 unidades6 unidades




E então gostaram das dicas, fiquei com água na boca, vamos
organizar para o fim de semana. Que tal!!!!!

Pensamento do Dia

No banquete da vida a amizade é o pão, o amor e o vinho.
Paolo Mantegazza

Créditos do Dia
Imagens Via Internet

Hagah

Post
Silvia Boldrini
































































2 comentários:

  1. Olá, está rolando sorteio no meu blog de uma clutch feita por mim...depois passa lá e confere.
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou participando, obrigadinho pela visita Izabella, Beijos!!!!!

      Excluir