sábado, 14 de abril de 2012

RECEBER.......

QUE TAL UM VINHO....


 

O vinho que acompanha melhor cada prato

Venham beber e comer! Ninguém vai se esquecer do seu estilo e criatividade. Aprenda a combinar cada tipo de vinho com um cardápio simples e apropriado.

Parecidos ou diferentes


Chama-se "harmonização" a arte de combinar os alimentos com os vinhos que melhor realçam seu sabor. É um casamento que busca harmonia, daí a palavra. Às vezes, os pares se dão muito bem por serem parecidos. Em outras, porém, as diferenças ou "contrastes" são o que tornam a combinação maravilhosa. Na harmonização dos vinhos e pratos, você pode brincar com essas duas opções. Lembre-se que a sua criatividade pode causar surpresa aos convidados, mas respeitar algumas regras básicas fará com que você seja considerado especialista no assunto. Quando um vinho é realmente excepcional, às vezes é melhor escolher como companhia um prato bem simples, que não interfira na degustação.

As carnes


A carne bovina, preparada na parilla argentina ou na grelha, casa-se perfeitamente com vinhos tintos, como o Malbec ou o Cabernet. O cordeiro, com o Syrah. A carne de porco, ao contrário, além de um tinto complexo como o Pinot Noire, pode cair muito bem um branco como o Riesling. As carnes de caça, como o cervo, podem ser acompanhadas por um tinto muito intenso, como o Merlot. Se você preparar carne com molhos condimentados, pode ressaltar esse tempero com um vinho à base de uvas combinadas: Cabernet com Malbec ou Sauvignon. Em se tratando de peixes, quanto mais branca for sua carne e mais delicado seu sabor, mais combinam com vinhos brancos e leves. Já os peixes oleosos podem "nadar" num bom rosé.

Vegetais, queijos e sobremesas


Dependendo da forma como forem preparados, os vegetais admitem uma harmonização mais variada. O arroz, por exemplo, poderá ir muito bem com brancos espanhóis ou tintos italianos, dependendo se a receita é de paella ou risoto. As massas com molho à base de tomate preferem os tintos; as com molho branco ou cremosos casam bem com vinhos brancos encorpados. Os queijos maturados, como o Camembert e o Brie, preferem tintos muito jovens. Já os queijos azuis, como o Roquefort e o Gorgonzola, podem ser servidos com brancos doces em temperatura ambiente. Por último: sobremesas com creme vão bem com vinho do Porto; doces que combinam frutas e merengues ficam magníficos com um borbulhante champanhe. Você já conhece as regras básicas... que tal agora surpreender seus convidados com combinações inovadoras e sabores inesquecíveis?




......Boa pedida para uma noite de sábado......

Créditos do Dia
Discovery Home&Health

Post
Silvia boldrini

Beijos, Beijos!!!!!








Um comentário:

  1. Hummm...
    A única bebida alcóolica q mais bebo é o vinho,mas não sei diferenciar com qual prato ele ficaria melhor.
    Eu prefiro o Suave,acho mais gostoso.Pode ser tinto,branco, rosê,não importa a preferência é sempre pelos suaves.
    Suas dicas eu gostei,pois aprendi um pouco sobre minha bebida preferida...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir